idiomas

Português Español English France

Hotéis de Selva

Uakari Lodge – Mamirauá

pousadauacaria
A Pousada Uakari , tem um conjunto de sete estruturas flutuantes de madeira e cobertas com palha. As estruturas flutuam porque foram construídas em cima de toras de madeira flutuantes. Todos os edifícios são ligados entre si através de passarelas flutuantes. A Pousada foi desenhada visando o mínimo impacto ambiental sobre o meio-ambiente com instalação de tecnologias apropriadas, como a coleta de água de chuva, energia solar para energia e aquecimento da água, e sistema de filtragem de dejetos.

Foto:JP Borges Pedro


A pousada possui apenas 10 suítes e uma capacidade de hospedar até 20 pessoas.


A Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá é o local onde homem e florestas convivem em plena harmonia e a ação de um promove o sustento da outra. Nas várzeas do local estão em média 400 espécies de aves, 45 de mamíferos, 350 de peixes e cerca de 120 tipos de árvore em cada hectare. Toda essa preservação também protege e promove o Homem: a região é administrada de forma participativa, com a população interagindo e decidindo o destino do seu ambiente.

Foto: Edu Coelho

A Pousada Uacari está ligada ao Programa de Ecoturismo do Instituto Mamirauá. Seu planejamento e desenvolvimento foi realizado ao longo dos 10 últimos anos pelas comunidades locais, pesquisadores e técnicos do Instituto. A Pousada Uacari foi criada para oferecer serviços de lazer e hospedagem para ecoturistas que têm grande interesse em conhecer a Amazônia e contribuir com sua conservação. A Pousada está inserida dentro de um projeto de conservação pioneiro no Brasil (a Reserva Mamirauá). Seus objetivos principais são gerar renda para as comunidades locais, fortalecer a organização e capacitação comunitária e criar incentivos para que estas comunidades promovam a conservação dos recursos naturais da área. A Pousada Uacari gera renda localmente através da compra de produtos e serviços locais e através dos seus lucros que são divididos entre o sistema comunitário de vigilância e as comunidades locais - que investem sua parte dos lucros em projetos para a melhoria da qualidade de vida nas comunidades. Além disso, a Pousada apóia os projetos de pesquisa locais que fornecem subsídios científicos para a conservação da área natural.


MISSÃO DA POUSADA UACARI


Oferecer serviços de lazer, hospedagem, alimentação e transporte de excelente qualidade na Reserva Mamirauá, apoiar a conservação e gerar renda para a população local, com o mínimo de impactos sociais e ambientais, sendo o melhor exemplo de ecoturismo na Amazônia.


Primeiro Dia: Sexta


Na chegada do voo 5578 da Cia TRIP linhas aéreas, o visitante será recepcionado pela Gerente de Vendas & Marketing no aeroporto. Cerca de 10 minutos separam o aeroporto do porto de Tefé onde dar-se-á início à jornada até a Reserva Mamirauá.
A viagem até a Reserva é feita de lancha e dura cerca de 1h e 30 min. No caminho você poderá aproveitar a brisa e a paisagem procurando por aves, botos cor-de-rosa (Inia geofrensis) e tucuxis (Sotalia fluviatilis), e observar as pequenas embarcações cruzando o Rio Solimões.
Na Pousada Uacari você será recebido pelo Guia Naturalista para uma breve explicação sobre o funcionamento da Pousada e regras gerais (horário das refeições, energia solar, água, etc.), assim como apresentação de toda equipe de trabalho. Também será solicitado a você o preenchimento do registro de visitantes.
Todas as excursões serão acompanhadas por um Guia Local, porém, nem todas serão acompanhadas pelo Guia Naturalista. Você deverá seguir suas recomendações, especialmente àquelas referentes a sua própria segurança. O almoço sempre é servido às 12h00min e o Jantar às 19h00min.
As excursões, na parte da tarde, serão iniciadas às 15h30min, pois são realizadas quando a temperatura do sol já não está tão quente. Nesta tarde, você será conduzido por um guia local a um passeio de canoa. O conhecimento empírico do guia local e científico do guia naturalista lhe ajudarão a conhecer o ambiente de várzea e, principalmente, observar a fauna e flora de Mamirauá. Após o jantar, você assistirá a uma palestra ministrada pelo guia naturalista sobre a reserva e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá.


Segundo Dia: Sábado
Nesta manhã, se optou por visitar uma comunidade local de ribeirinhos, você será levado para conhecer uma das comunidades que participam do programa de ecoturismo. Um itinerário foi proposto pelas comunidades com base em uma série de atrativos que os ribeirinhos querem mostrar aos visitantes. Um comunitário se apresenta para ser seu anfitrião durante a visita (por favor, veja o folheto informativo sobre regras e recomendações específicas para estas visitas). Esta é uma oportunidade única para conhecer a vida local e também o trabalho do Instituto Mamirauá na perspectiva dos moradores locais. Os comunitários geralmente prestam mais informações quando o visitante é interessado e faz perguntas, por isso não se acanhe! Na comunidade, você também poderá comprar artesanato produzido localmente, leve dinheiro trocado.
Se você escolheu não visitar a comunidade, terá possibilidade de realizar outro passeio, juntamente com seu guia local. À tarde, em época de seca, há uma caminhada e na época de cheia um passeio de canoa. Em ambos os casos você irá com um guia local e terá a oportunidade de observar a paisagem local, seja pelos canos, seja pelas trilhas, além de espécies de plantas e de animais. Após o jantar está programada uma palestra com os pesquisadores que estejam atuando na área do ecoturismo para conversar sobre o seu objeto de estudos.


Terceiro Dia: Domingo
Os animais da floresta despertam ao nascer do sol, por isso se você deseja avistar a vida selvagem, também deve se levantar cedo para visitar as trilhas. O café é servido às 06h30min e a partir das 07h00min as atividades se iniciam. Uma trilha será o cenário escolhido para maximizar o avistamento da vida selvagem na floresta. Nossas trilhas não são fisicamente árduas, a maioria pode ser percorrida em três horas no máximo. Durante a cheia (Maio-Jul) o passeio na mata será de canoa, visto que o nível da água sobe em média 12 metros na estação das chuvas.À tarde você será levado ao Lago Mamirauá, um maravilhoso lago dentro da área de proteção integral da Reserva. Nesta ocasião, poderá terá encontros memoráveis com botos cor-de-rosa (Inia geofrensis), ciganas (Opistochomus hoazin) e talvez o pirarucu (Arapaima gigas). Você ficará lá até o pôr-do-sol e no retorno será realizada focagem noturna, avistando jacarés Açu (Melanoschus niger), bacuraus (Nyctiprogne leucopyga), morcegos (Rhynchonycteris naso).
Neste dia o jantar será servido às 20h00min. Após o jantar, poderá assistir a um documentário da BBC sobre o ecossistema de Várzea.

Quarto Dia: Segunda
O horário de saída da Pousada está previsto para as 08h da manhã de Segunda-feira. Após o café você já estará pronto para retornar a Tefé. Antes de sair, não se esqueça de preencher a ficha de avaliação. A sua opinião sobre a estadia muito importante para nós, desta forma poderemos melhorar nossos serviços. Ao retornar cidade de Tefé, a gerente de Marketing o aguardará no porto de Tefé que o deixará no aeroporto para seguir a Manaus com a Cia aérea TRIP linhas aéreas ou com barco, de acordo com a sua opção.

OBS: importante mencionar que a seqüência das atividades descritas nesta programação pode ser alterada por fatores ambientais, nível da água e condições climáticas.



HOTELS

Hotéis de Selva Hotéis Urbanos Cursos no Exterior